O projeto “Karatê e Taekwondo – Juntos pela Inclusão” acontece no Lar das Crianças- Casa do Caminho onde ocorrem oficinas de karatê. Já na Casa do Cristo Redentor o Instituto Olga Kos (IOK) realiza oficinas de taekwondo.

O objetivo do IOK é proporcionar, gratuitamente, tanto para pessoas com deficiência quanto para aquelas em situação de vulnerabilidade social, oficinas de artes marciais.

Periodicamente, instrutores faixa preta, juntamente com fisioterapeutas e psicólogos, ensinam artes marciais focadas no desenvolvimento da autonomia e no resgate da memória do repertório motor da pessoa com deficiência.

O educador físico e assistente de coordenação, Vinicius Monteiro Soares, observa o seguinte: “com o projeto acontecendo já há alguns meses, vemos um desenvolvimento social bem positivo dos inscritos das duas instituições. Há relatos também dos responsáveis que nos contam como os participantes estão mais organizados, não deixam mais os calçados espalhados, por exemplo. Também estão mais educados, respeitosos com os pais, mais participativos e seguindo melhor a orientação dos instrutores”, conclui.

Cada turma do projeto “Karatê e Taekwondo – Juntos pela Inclusão” tem duas oficinas semanais com duração de uma hora.

Segundo a responsável pelo departamento de esportes, Crystiane Souza, um diferencial desta oficina é “proporcionar aos beneficiários a possibilidade tanto da prática esportiva quanto da socialização”.

Saiba mais sobre as instituições parceiras

O Lar das Crianças – Casa do Caminho oferece diversas atividades com o objetivo de atuar como espaço de acolhimento, troca, escuta e interação através de atividades recreativas, culturais, esportivas e psicopedagógicas que, unidas, trabalham a socialização, a autoestima e a autonomia. Acesse: http://larcasadocaminho.org.br/ 

Já a Casa do Cristo Redentor é uma organização de sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 27 de dezembro de 1956 por Dona Matilde Rocha Barros e Dr. Nelson Lobo de Barros com o objetivo de acolher, educar e promover o bem-estar físico e social de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Visite o site: https://casadocristo.org.br