IOK promove lançamento de livro do artista plástico Takashi Fukushima
09 Junho, 2016 por Equipe IOKIniciativa faz parte de um dos projetos de inclusão social do Instituto, que já lançou outros 17 livros de artistas plásticos
A vida e a obra do artista plástico e arquiteto Takashi Fukushima serão eternizadas no livro “Diáfanas Paisagens”, que será lançado no dia 7 de julho pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK). O evento acontecerá na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A obra integra o projeto do IOK “Resgatando Cultura”, que edita livros sobre a arte brasileira com intuito de divulgar a diversidade cultural e artística do nosso país. Já participaram desse projeto artistas como Marcello Grassmann, Cláudio Tozzi, Ivald Granato, Inos Corradin, Mário Gruber e Guto Lacaz, entre outros.
Filho do pintor Tikashi Fukushima, o artista compartilha suas técnicas e talento nas oficinas de arte de outro projeto do IOK: o “Pintou a Síndrome do Respeito”. Nele, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual interagem com artistas renomados da arte contemporânea brasileira. “Fiquei muito emocionado em ver o envolvimento deles e a forma como se expressam por meio do desenho, que nada mais é do que uma linguagem universal“, diz Fukushima. “Quando a criança começa a escrever, ela deixa de desenhar. E deixa também de lado a oportunidade de expressar seus sentimentos por meio da arte. Os workshops são uma forma de resgatar isso“, diz o artista.
O resultado desses encontros de Fukushima com os participantes das oficinas do IOK poderá ser conferido em uma exposição, que será aberta ao público entre os dias 30 de junho e 10 de julho, na Cinemateca Brasileira. Todas estarão à venda e parte da renda será destinada à manutenção do projeto, enquanto outra será direcionada ao(s) autor(es) das obras. A entrada é gratuita.
Lançamento do livro ‘Diáfanas Paisagens’
Data: 07 de julho, com sessão de autógrafos
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
Horário: das 19h às 22h
Exposição
Data: de 30 de junho a 10 de julho
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
Horário: das 10h às 22h
Entrada gratuita
Sobre Takashi Fukushima
Filho do pintor Takashi Fukushima(1920 – 2001), estudou com Luiz Paulo Baravelli (1942) em 1970 e, no mesmo ano, ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP. Paralelamente aos estudos universitários, expôs nas Bienais Internacionais de São Paulo em 1973 e 1975, obtendo, nesta última, prêmio aquisição. Participou de várias edições do Salão Paulista de Artes Plásticas, sendo premiado em 1976 e 1987. Também em 1987, fez a concepção visual e os cenários da peça Pássaro do Poente, com o Grupo Ponkã, recebendo, no ano seguinte, os prêmios Apetesp, Mambembe, Molière e Revelação da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Em 1990, estudou na Universidade Nacional de Artes e Música de Tóquio, Japão, com bolsa concedida pela Fundação Japão. No mesmo ano, recebeu o prêmio de excelência na 1ª Bienal Brasileira de Design, em Curitiba. Em 1991, obteve menção honrosa no 6º prêmio Museu da Casa Brasileira, São Paulo. Em 2001, obteve o título de mestre em estruturas ambientais urbanas na FAU/USP, sob orientação de Issao Minami, iniciando no mesmo ano tese de doutoramento. Desde 1992, leciona desenho no curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade de Belas Artes de São Paulo.