Crédito da matéria: Divulgação Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Na tarde de quinta-feira, 03 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, aconteceu na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, a festa de entrega do 5º Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2015. Alegria, animação, gente colorida e motivada marcaram a cerimônia, que premiou 10 finalistas e entregou troféus a dois vencedores: Lins e Jundiaí.

Estiveram presentes a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella; o Secretário Adjunto da Secretaria, Cid Torquato; o Chefe de Gabinete também da Pasta, Antonio Denardi; os prefeitos dos municípios de Lins e Jundiaí, Edgar de Souza e Pedro Bigardi, respectivamente; a Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Campinas, Emmanuelle Alkmin; a coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Marinalva Cruz, e os representantes das cidades que inscreveram suas ações.

A Secretária Dra. Linamara destacou a relevância das ações inscritas, a importância das ações para as pessoas com deficiência e a necessidade de se premiar as ações que vem trazendo mudança para a vida das pessoas com deficiência.
“O prêmio este ano nos surpreendeu pela maravilha e riqueza de propostas apresentadas e projetos consistentes, com metodologia e resultados. Isto é certamente um produto e uma mudança na forma de entender cada uma das pessoas dentro do nosso estado e dentro do nosso país”, ressaltou Dra. Linamara.

A Secretária afirmou, ainda, que “é pela inovação, pelo novo olhar de respeito à diversidade que nós construímos uma sociedade verdadeiramente justa”.

O Prêmio acontece há cinco anos e visa identificar e reconhecer publicamente as melhores ações inclusivas para pessoas com deficiência, no âmbito do Estado e dos municípios, realizadas pelos gestores públicos e pelas organizações sem fins lucrativos, da sociedade civil.

Este ano foram 100 ações inscritas válidas, sendo 43 governamentais e 57 não governamentais. Entre essas, dez foram finalistas e receberam placa de Menção Honrosa das mãos das autoridades presentes.

Além das ações, todos os anos a Secretaria homenageia uma figura que tenha relevância para a área da pessoa com deficiência, o homenageado deste ano foi o médico Dr. Drauzio Varella, por sua série no programa dominical da Rede Globo, Fantástico, “Qual é a Diferença?”, que trata das questões ligadas à síndrome de Down.