Instrutor do Instituto Olga revela resultados positivos do projeto Karatê - Vitória da Inclusão
25 Outubro, 2024 por Equipe IOKCerca de 80 participantes do Instituto Olga pertencem atualmente às oficinas de artes marciais do projeto esportivo Karatê - Vitória da Inclusão, realizado em três instituições parceiras, em São Paulo. As atividades começaram em abril deste ano e vão até o mesmo mês do ano que vem.
Logo nos primeiros meses, o instrutor Ricardo Maia observou resultados positivos não só na execução, mas também no aproveitamento dos participantes. “Notamos uma evolução muito grande, tanto na parte física, quanto na cognitiva e comportamental”, resume.
De acordo com o profissional, alguns relatos dos familiares e da instituição indicam que os participantes estão mais colaborativos, unidos e trabalhando melhor em equipe por conta do Karatê. Além disso, revela Maia, nota-se uma melhora significativa na parte de coordenação motora e flexibilidade dos participantes. “Na parte cognitiva também houve uma melhora, tanto em memória, quanto em reconhecimento de movimento. Continuaremos o projeto para mais evoluções”, afirma.
O "Karatê - Vitória da Inclusão" está estruturado para oferecer encontros semanais de uma hora, realizados duas vezes por semana. Durante as oficinas, os participantes desenvolvem habilidades motoras e cognitivas, além de fortalecerem laços sociais e familiares através do esporte. O projeto também prevê a realização de dois eventos de demonstração pública de Karatê e troca de faixa, celebrando as conquistas e progressos dos participantes.