Nascida no Reino Unido em 1931, Maureen Bisilliat veio ao Brasil na década de cinquenta. Desde então, tornou-se uma das mais renomadas e importantes artistas da fotografia brasileira, com obras que ilustram partes da história do país. Devido a toda sua trajetória, o Instituto Olga firmou uma parceria para o lançamento de seu novo livro, “Maureen-2022”.

O livro conta história de obras que exploram a relação de Maureen com grandes escritores da literatura do país, como João Guimarães Rosa, Jorge Amado e João Cabral de Melo Neto. Se trata de uma viagem acerca de um dos maiores estudos fotográficos sobre o Sertão brasileiro.

Além do livro, será feita uma exposição no Museu de Imagem e Som, em sala chamada “Maureen Bisilliat”, feita em homenagem a fotógrafa. Na exposição, terão obras de Maureen e de participantes de oficinas de artes do Instituto Olga.

Recentemente, a fotógrafa se aproximou novamente da arte experimental a partir da utilização de Ecoline sobre suas obras originais. A aplicação da aquarela sobre o papel especial prateado apresenta uma perspectiva lúdica em cima da obra original, trazendo para a mesma um novo significado. Na exposição, as obras expostas contém esta nova técnica. Com o auxílio de instrutores, os beneficiários do Instituto também utilizaram o Ecoline em suas fotografias.

Fundado em 2007, o Instituto Olga promove a inclusão de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social através de oficinas e projetos culturais e esportivos. O projeto “Maureen_2022” faz parte da Coleção IOK (Instituto Olga Kos) – Fotógrafos Brasileiros, sendo este seu quinto volume. A coleção de livros fotográficos já teve edições com artistas como Bob Wolfenson e João e Thomas Farkas.