Em reconhecimento a promoção do esporte como ferramenta da inclusão social, o Sensei Pedro Oshiro do Instituto Olga Kos (IOK) foi agraciado com o 9º Dan da Confederação Brasileira de Karatê durante o VI Torneio Ken in Kan de Karatê, dia 3 de julho, no Ginásio do Ibirapuera (SP). O presidente Wolf Kos, junto com as coordenadoras dos Departamentos de Esporte e Cultura, Crystiane Souza e Silvia Liz, respectivamente, fizeram parte da composição da mesa de honra do evento que também contou com 30 beneficiários do instituto que demonstraram com maestria todos os ensinamentos transmitidos durante as oficinas.

“Foi uma honra fazer parte mesa de homenageados deste grande evento, ainda mais representando o Instituto Olga Kos, pois podemos a cada dia mostrar mais o nosso trabalho e nossa luta pela inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Ver todos se dedicando e recebendo suas medalhas, não tem preço”, disse Crystiane Souza, coordenadora do Departamento de Esportes do IOK.


A União Ken in Kan, promotor do torneio, desenvolve um trabalho junto ao IOK, em que os instrutores ministram oficinas nos projetos semanalmente, com atendimento médio de 500 beneficiários entre crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência e em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

Curiosidade

O nome Ken in Kan foi dado pelo Grão Mestre, Seiichi Yoshitaka Akamine, uma das maiores autoridades da modalidade. A tradução de cada uma das palavras que forma o nome da entidade e promotora do evento descreve exatamente os conceitos básicos desta instituição que já passa dos 100 anos. de ‘Ken’ significa saúde, ‘in’ força interior e ‘Kan’ local de treinamento.

A Ken in Kan nasceu com o intuito de difundir a prática do Karatê Goju Ryu, proporcionando, certames de caráter cultural e esportivo, seguindo rigorosamente os rígidos padrões da Federação Japonesa, realizando treinamentos, cursos e oferecendo suportes para instrutores e praticantes que seguir a linha do Karate Goju Ryu.