“Karate IX: Inclusão pelo Esporte” teve início em abril deste ano e termina em março de 2019

 

O projeto “Karate IX: Inclusão pelo Esporte” tem como objetivo inserir pessoas com deficiência intelectual na sociedade por meio do esporte, além de desenvolver aspectos físicos e motores e aumentar a consciência corporal de seus participantes. O projeto contempla 100 beneficiários sendo quatro turmas com 25 integrantes cada. As oficinas acontecem duas vezes por semana e tem uma hora de duração no Centro Social Nossa Senhora da Penha (CENHA), na cidade de São Paulo.

“O ‘Karate IX: Inclusão pelo Esporte’ é importante para promover a melhoria de aspectos sociais, uma vez que há a integração com instrutores, colegas e familiares que acompanham a atividade junto com os participantes. Desta forma, é possível desenvolver conceitos como companheirismo, equipe, espírito de liderança, consciência sobre deveres e direitos”, esclarece Olga Kos, vice-presidente do Instituto.

Além da inclusão social, o projeto se preocupa em estimular o desenvolvimento do raciocínio e reflexos ensinando sobre o tempo de reação e tomada de decisão durante uma luta. O equilíbrio e a segurança emocional e psicológica também são trabalhados pelos instrutores.

Parte das vagas é reservada para pessoas que não tem deficiência intelectual, mas que estão em situação de risco social e residem nos arredores do local onde a atividade é desenvolvida.

O projeto “Karate IX: Inclusão pelo Esporte” conta com o patrocínio das empresas:  IBM, BV Financeira, Votorantim CORR, Votorantim, Votorantim ASS, Promotiva AS, ABN, Fujifilm, Ferring, Tirreno, DHL, Colchões Castor, Distribuídora de Móveis Ipanema,  Smart Modular, Banco Pan, BMSC e Combio Energia.