Com objetivo de proporcionar experiências culturais, por meio de oficinas de teatro trabalhando questões como autonomia e autopercepção, e difundindo a Inclusão, o Instituto Olga Kos de Inclusão realiza no período de dezembro de 2021 a setembro de 2022 o projeto Biografias em Cenas, que visa atender um público de 60 pessoas com e sem deficiência, em vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

As oficinas de teatro do projeto para a criação das cenas mobilizam um trabalho coletivo, como disparadores para o processo de criação, que segue concomitantemente a um trabalho de voz e movimento. A equipe organizadora elegeu a autobiografia dos participantes como objeto a ser trabalhado em cena, e também como assunto a ser desenvolvido ao longo dos processos.

Com o auxílio das artes visuais, os responsáveis também trabalham com autorretratos como mais um provocador desse processo de criação.

Propósito e objetivos específicos

O compartilhamento de valores como cidadania, direitos, deveres, amor ao próximo, respeito e diversidade fazem parte do cotidiano dos participantes.

Instigar o interesse pela cultura por meio do teatro e promover um ambiente saudável para trocas e experiências que impactarão diretamente no comportamento individual, contribuindo para a melhora de suas relações sociais no ambiente familiar e escolar.