Instituto Olga Kos promove corrida em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down
30 Janeiro, 2018 por Equipe IOKO evento, marcado para o dia 25 de março no Circuito do Pacaembu, visa inserir pessoas com deficiência intelectual na sociedade
A quarta edição da Corrida e Caminhada pela Inclusão, no dia 25 de março, faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado quatro dias antes, em 21 de março. A largada, marcada para às sete horas, será na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, com percursos de cinco e dez quilômetros de corrida; e de quatro quilômetros para a caminhada. No ano passado, cerca de doze mil pessoas participaram do evento, entre corredores, caminhantes e os participantes das oficinas do IOK e seus acompanhantes.
A entidade desenvolve projetos esportivos e de arte e cultura que atendem cerca de 3.000 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Parte das vagas nos projetos são destinadas a pessoas que se encontram em situação de risco social, moradoras de comunidades próximas aos locais onde as oficinas são realizadas, cerca de 40 locais na capital.
Todos os inscritos na Corrida e Caminhada Pela Inclusão – Ano IV receberão um kit com camiseta, squeeze, toalha e sacola. Os três primeiros colocados de cada modalidade, nas categorias masculina, feminina, PNE masculino, PNE feminina, e cadeirantes geral serão premiados com troféus. Quem completar a prova também receberá um kit com fruta, uma bebida hidratante e medalha.
As inscrições custam 20 reais ─ R$ 29,00 com as taxas de comodidade, se a compra for feita pelo site Ticket Agora. Para os corredores maiores de 60 anos, o preço da inscrição cai pela metade. No momento as inscrições estão ENCERRADAS, podendo abrir mais um lote.
A Síndrome de Down é lembrada no dia 21/03, em alusão à trissomia do cromossomo 21, já que as pessoas que possuem a síndrome carregam três cromossomos número 21.
No Brasil, estima-se que 300 mil pessoas têm Síndrome de Down e que 30 mil estejam em São Paulo. A data é comemorada desde 2006 e sua importância está no fato de reconhecer que o indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social