COR E MÚSICA – RITMO DA INCLUSÃO é um projeto que pretende utilizar oficinas de música e artes plásticas como meio de garantia de acesso de crianças e adolescentes à rede de serviços dentro de seus territórios, e o direito à vida comunitária com fomento à diversidade. Nesta oficina as artes plásticas e a música são utilizadas como meio para a promoção da inclusão de crianças e adolescentes com, e sem deficiência, em permanente estado de vulnerabilidade social.

A equipe organizadora considera que: “ pretendemos com esta oficina partir daquilo que diz respeito à familiaridade e dia a dia dos participantes, abrindo espaço para que cada um possa apresentar ao grupo e se apropriar desses elementos, para que depois seja possível criar e produzir peças e performances novas”.

O responsável Franciso Cézar Xavier Oliveira ainda acrescenta: “escolhemos o termo “transformação” como o fio condutor, mais especificamente, a transformação de elementos que povoam o cotidiano dos participantes, em componentes de um processo criativo que busca explorar diferentes linguagens artísticas”.

O Espaço K é um espaço que promove o encontro de jovens da comunidade judaica através de diversas atividades como eventos, palestras, viagens, entre outras propostas culturais. Já a Casa Carmem Diva tem a missão de atender a comunidade da Alba, e possibilitar o desenvolvimento de suas possiblidades.

Para Franciso Cézar Xavier Oliveira a equipe do departamento de artes do IOK tem o desafio interessante de adequar e adaptar as atividades propostas, visto que o projeto acontece em dois lugares, com perfis de participantes diferentes. Entre eles, desenvolver coletivamente uma produção que abarque elementos cotidianos de todos os envolvidos, ao mesmo tempo que transforma e ressignifica esses mesmos elementos e engajar criativamente e criticamente os participantes sobre o próprio trajeto do projeto, fomentando encontros nos quais cada um possa se ver contribuindo e construindo essa produção.