Mostra acontece de 25 a 28 de agosto, no Istituto Europeo di Design

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural realiza exposição de obras de Mário Gruber (1927-2011), no Istituto Europeo di Design, em São Paulo. O evento acontece de 25 a 28 de agosto. No dia 27, haverá lançamento do livro sobre o artista plástico, Mário Gruber – O Devorador de Estrelas, assinado pelo crítico de arte Jacob Klintowitz. Na ocasião também serão apresentados os trabalhos de alunos, realizados nas oficinas de arte inspirado na obra de Gruber. Mediada por seu filho Gregório Gruber, a oficina que homenageou o artista resultou em trabalhos produzidos por pessoas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, atendidas pelo Instituto.

“Há muito tempo Mário Gruber merecia um livro significativo sobre o seu trabalho. A sua obra é de alta qualidade e uma extraordinária contribuição à nossa cultura. Este é um passo importante para reapresentar o artista e o seu simbolismo”, afirma Klintowitz. Segundo o crítico, Gruber foi marcado por uma imensa ambição estética que o levou à produção de uma obra pioneira e comprometida com ideais filosóficos, políticos e culturais. “Nenhum outro artista brasileiro teria feito um registro tão delicado do nosso cotidiano oculto, daquelas sombras subterrâneas que, algumas vezes, sentimos existir e – quem sabe? – emergem pelos túneis de luz que a sua arte cravou para que saibamos um pouco mais sobre a nossa real natureza.”

O livro foi financiado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), Lei de Incentivo que desconta do ICMS da empresa patrocinadora o valor do investimento. A obra faz parte de um projeto do Instituto que edita livros sobre arte brasileira, resultantes das oficinas de arte realizadas com seus alunos. Já fizeram parte do projeto os artistas Cláudio Tozzi, Ivald Granato, Gustavo Rosa (1946-2013) e Inos Corradin, entre outros.