Instituto Olga Kos divulga resultado do protótipo do Índice Nacional de Inclusão da pessoa com deficiência aplicado na região metropolitana de São Paulo
28 Abril, 2022 por Equipe IOKO Instituto Olga Kos (IOK) apresenta para a sociedade os primeiros resultados do Índice Nacional de Inclusão Olga Kos da Pessoa com Deficiência (INIOK_PCD). Seu principal objetivo é de traçar perfis como escolaridade, saúde, tecnologia assistiva, dentre outros para que posteriormente sejam elaboradas políticas públicas mais eficientes. Clique aqui e saiba mais!
A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoal com Deficiência de São Paulo, pelo Termo de Fomento Nº 01/SMPED/2021 e Processo Nº 6065.2021/0000379-6.
As informações foram colhidas em associações de ensino das regiões leste e sul da cidade de São Paulo, parceiras do instituto. O distrito foi escolhido em virtude do alto índice populacional e pela desigualdade social. Foram entrevistadas 150 pessoas por meio de distribuição de questionários, entrevistas individuais e coletivas, mais 150 familiares destas pessoas e cerca de 40 profissionais das instituições parceiras.
Principais dados
Os dados mostram que 58% dos entrevistados são mulheres, 42% homens, desse total 73% declararam-se solteiros, 59% de cor branca e 63% da classe E, com renda média de 1,5 salário mínimo. A idade majoritária foi entre 30 e 59 anos. Das 150 pessoas, 83% disseram ter algum tipo de deficiência intelectual.
Reformulação da grade curricular
Um dos indicadores que chamou a atenção foi o baixo índice de frequência escolar. Somente 48% comparecem a escola e desses 31% vão de duas a três vezes por semana. Os principais fatores que levam a baixa presença das pessoas com deficiência na escola são a distância da residência para a instituição, os meios de transporte para esse fim e a falta de acompanhante. Ademais, a ausência de uma condição escolar adequada, que vai desde a estrutura física dos espaços até a qualificação dos docentes também contribui para esse cenário e reforça a necessidade de uma profunda reformulação do sistema de ensino.
Ampliação da oferta de atividades esportivas e culturais
De acordo com coordenadora de Pesquisa do Instituto, Natalia Mônaco, a inclusão das Pessoas com Deficiência precisa ser estendida para outras esferas, tais como, o esporte e a cultura. “Os resultados deste estudo também servem como disparadores para futuros trabalhos associados aos impactos de programas de intervenção e identificação das necessidades das populações com deficiência”.