No dia 27 de abril, a partir das 08h, o ginásio poliesportivo do Centro Esportivo Mané Garrincha, na zona sul de São Paulo, recebe o II Festival Bons de Bola promovido pelo Instituto Olga Kos de Inclusão. Essa segunda edição do evento acontece em parceria com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, através de emendas federais.

Cerca de 200 pessoas são esperadas este ano, entre participantes de oficinas esportivas promovidas pelo Olga e seus familiares, que poderão vivenciar a prática esportiva e comungar da alegria que o futebol proporciona a todos. “O esporte é um importante aliado no desenvolvimento físico, promovendo a saúde, a coordenação motora e a resistência cardiovascular. Através da prática esportiva, os participantes são incentivados a desenvolver valores como o respeito, a cooperação, a disciplina e o trabalho em equipe. Estamos muito empolgados para mais essa edição em prol da inclusão social”, avalia Janaina Ferreira, coordenadora do Departamento de Esportes do Olga.

Nesta edição, os participantes serão divididos em 10 times para uma sequência de jogos entre o masculino e o feminino; com destaque para uma partida onde alguns participantes serão vendados, com intuído de sentirem a sensação das pessoas com deficiência visual enquanto disputam a partida.

Somando a edição passada com a deste ano, serão cerca de 560 pessoas que já participam do evento. A prática esportiva é aliada da inclusão social em um país desigual, carente de políticas eficientes voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou com algum tipo de deficiência. “Instituições como o Olga, são necessárias para uma sociedade mais justa e que saiba conviver com o diferente e que saiba acolher essas pessoas”, analisa Wolf Kos, presidente do Instituto Olga.

SERVIÇO

II Festival Bons de Bola

Data: 27/04/2024

Local: Ginásio Mané Garrincha - Rua Pedro de Toledo, 1651 – Vila Clementino / SP

Horário: Das 8h às 12h

SOBRE O OLGA

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos, esportivos, científicos e culturais, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual ou física e, também, abre espaço para pessoas em vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e inclusão.

Ao traçar sua rota, o Olga acompanha a trajetória do beneficiário e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos, como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos.

Os principais objetivos dos projetos, todos aprovados em leis de incentivo fiscal, são estimular a autonomia e o desenvolvimento social da Pessoa com Deficiência por intermédio de suas práticas; melhorar a qualidade de vida, ampliar os canais de comunicação e expressão dos participantes e desenvolver valores como cooperação, solidariedade e inclusão social.