Fundando em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão cultural já realizou milhares de projetos culturais e esportivos para pessoas com deficiência e sem deficiência ou em situação de vulnerabilidade social. Após quinze anos, nasceu o primeiro trabalho desenvolvido fora da cidade São Paulo, o Bumba Meu Boi.

Com previsão de encerramento para abril de 2023, os encontros estão sendo feitos no CEU Jardim Cumbica, em Guarulhos. O objetivo é realizar um evento de apresentação em formato de espetáculo de música e de dança da história do Boi-bumbá, uma tradicional festa do folclore popular brasileiro. Para essa produção, os participantes do projeto serão divididos em grupos que terão oficinas de música, dança e artes plásticas para construção de adereços e instrumentos a serem utilizados na apresentação final.


Para Francisco Xavier, instrutor do projeto, a oficina possui uma multilinguagem. “Para desenvolver a apresentação do Bumba Meu Boi, estamos organizando atividades que envolvem o movimento corporal, a feitura de alguns adereços para trazer as artes visuais, e a música”.

Além disso, o projeto é aberto para todas as idades. “Estão envolvidas pessoas com deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade social, e de todos os anos. Inclusive, muitos de nossos participantes estão participando com parentes”.