Emenda parlamentar oferece 128 oficinas de arte para pessoas com deficiência e seus familiares

O presidente do Instituto Olga Kos, Wolf Kos, recebeu, no dia 19 de novembro, na sede do IOK, a secretária Nacional do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Angela Gandra, para assinar o termo de fomento para a implementação do projeto Famílias Inclusivas, alcançado por meio de uma emenda parlamentar destinada pela Deputada Carla Zambelli.

O programa tem por objetivo promover o bem-estar e a integração dos membros da família de pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social, a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.

                                                ________________

“Essa assinatura é um marco para o Instituto porque faz com que a gente trabalhe também a família. Só existe inclusão quando a família está presente. Quem tem uma família forte e centrada, chega a qualquer lugar do mundo”, destaca Wolf Kos.

Durante a execução do Famílias Inclusivas, serão oferecidas 128 oficinas de artes (32 oficinas por mês x 04 meses) para pessoas com deficiência e seus familiares ou em situação de vulnerabilidade social, totalizando 256 horas de atendimento, vivências em família com abordagem de temas como: direitos humanos, fortalecimento de vínculos, sexualidade, protagonismo, empreendedorismo, entre outros, bem como, capacitar profissionais para contribuírem com o fortalecimento familiar por meio da escuta e da comunicação não violenta.

O projeto consiste ainda em ações direcionadas aos pais e que contribuam para o fortalecimento dos laços familiares.

Ao término das oficinas será realizada uma exposição com obras confeccionadas pelos participantes e seus familiares, assim como a publicização e socialização do resultado obtido pelas famílias.