O Olga, líder em iniciativas de inclusão e acessibilidade no Brasil, iniciou as atividades do projeto "Encontros - Futsal, Esporte Acessível". O projeto tem como objetivo unir pessoas com e sem deficiência e/ou vulnerabilidade social por meio do esporte, especificamente do futsal, e promover um ambiente inclusivo onde todos possam participar ativamente.

As oficinas são realizadas na quadra poliesportiva do CEU Barro Branco, na zona norte de São Paulo. Ao todo, participam 72 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, com deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais.

As atividades são ministradas por instrutores capacitados e especializados em educação inclusiva e esportes adaptados. O conteúdo das oficinas inclui fundamentos técnicos do futsal, como passes, dribles, arremessos e regras básicas do jogo. Além disso, são realizadas atividades lúdicas e recreativas para promover a integração e a socialização dos participantes.



"O esporte tem o poder de unir as pessoas, e estamos entusiasmados em oferecer uma oportunidade onde a inclusão e a acessibilidade sejam prioridades", disse a coordenadora de esportes do Olga, Crystiane Souza. "O 'Encontros - Futsal, Esporte Acessível' representa um passo significativo em direção a uma sociedade mais inclusiva e igualitária", completou.

O projeto é incentivado pelo Ministério do Esporte. A previsão é que as oficinas sejam realizadas até abril de 2024.