O Instituto Olga, líder em iniciativas inclusivas, realiza workshops voltados para cuidadoras, como parte do Projeto “Arte em Formação – Conhecimento Para Vida”. Estes workshops, cuidadosamente elaborados, visam fortalecer as cuidadoras dos participantes das oficinas de arte, que são 40 crianças e adolescentes, residentes no município de São Paulo com e sem deficiência e/ou situação de vulnerabilidade social.

Em maioria, os cuidadores de pessoas com deficiência são mulheres/mães que se dedicam integralmente ao suporte de seus filhos, abdicando de cuidados com sua própria saúde, de desenvolver sua carreira profissional ou de buscar proteção para seus próprios interesses emocionais, financeiros, sociais. 

Assim, a partir dos workshops, pretende-se apresentar a estas cuidadoras técnicas de autocuidado, incentivar o empreendedorismo familiar, orientar sobre direitos individuais e acolhê-las como pessoas que necessitam igualmente de atenção e cuidados. 



Os workshops do projeto proporcionam um espaço acolhedor para cuidadoras, onde podem aprender e compartilhar experiências, desenvolvendo habilidades valiosas para oferecer o melhor suporte possível. Os temas abordados são: direitos das pessoas com deficiência; prevenção a violência da mulher; orientação cidadã; empreendedorismo familiar; empoderamento feminino; arte e artesanato; educação financeira nas redes sociais e técnicas de venda.

Essas atividades são ministradas por profissionais especializados em cuidados de saúde e bem-estar emocional, garantindo que as cuidadoras tenham acesso a informações atualizadas e orientações práticas. Além das sessões teóricas, haverá atividades práticas, permitindo que as participantes desenvolvam habilidades aplicáveis no dia a dia.

Os participantes dos workshops também terão a oportunidade de se conectar e construir uma rede de apoio, compartilhando histórias e experiências, proporcionando um senso de comunidade e compreensão mútua.