Segunda edição da prova será realizada no dia 20 de março em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, com as distâncias de 5 ou 10km e largada às 7h.

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) realiza a segunda edição da “Corrida e Caminhada Pela Inclusão – Olga Kos”, em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março. A prova será realizada no dia anterior, a partir das 7h, no Circuito do Pacaembu.

A primeira edição da corrida, no ano passado, reuniu mais de seis mil pessoas. Desta vez, 12 mil corredores e caminhantes participarão do evento. Os percursos serão: corrida de 5 ou 10km e caminhada de 5km. As inscrições estão encerradas.

Todos os inscritos receberão um kit com camiseta, squeeze e sacola. Ao final do percurso, os participantes ganharão uma medalha, além de isotônico, barrinha de cereais e fruta. Os três primeiros colocados de cada modalidade, nas categorias masculina e feminina, serão premiados com troféus.

A Síndrome de Down é lembrada no dia 21/03, em alusão à trissomia do cromossomo 21, já que as pessoas que possuem a síndrome carregam 3 cromossomos número 21. No Brasil, estima-se que 300 mil pessoas têm Síndrome de Down e que 30 mil estejam em São Paulo. A data é comemorada desde 2006 e sua importância está no fato de reconhecer que o indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social.