IED expõe obras de Claudio Tozzi e de participantes do Instituto Olga Kos
30 Agosto, 2016 por Equipe IOKPinturas em tela poderão ser conferidas até o dia 8 de setembro, em São Paulo.
A exposição com obras de Claudio Tozzi e de participantes do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) poderão ser conferidas até dia 8 de setembro no Istituto Europeo di Design (IED), em São Paulo. Aos 72 anos, o premiado Tozzi coleciona uma série de exposições tanto no Brasil como em países como Colômbia, Cuba, Espanha, Itália, Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos e Japão. Em mais de quatro décadas de arte, diversos trabalhos ganharam destaque, como uma série sobre o Bandido da Luz Vermelha, um painel inspirado em Che Guevara, paineis documentando cenas e manifestações políticas no final dos anos 1960, e diversas intervenções urbanas.
Foi, inclusive, uma dessas obras — a “Colcha de Retalhos” —, um mural de 1979 instalado na Estação Sé do metrô de São Paulo, que serviu de inspiração para os participantes das oficinas de arte do IOK. “O projeto foi muito interessante para que eles pudessem ver a interação da arte com o espaço público”, disse Tozzi. “Foram momentos muito emocionantes, porque uma coisa é a palavra. O que você fala nem sempre é o que o outro ouve. Já o gesto, a cor, são linguagens mais puras. Nas oficinas, os participantes podem expressar o que estão sentindo. E esse trabalho é uma tentativa de fazer com que um interfira no trabalho do outro para criar essa nova relação de linguagem”.
O resultado dos encontros de Tozzi com os participantes das oficinas poderá ser conferido até o dia 8 de setembro. Ao todo, estão expostas 10 obras do artista, como a Colunas 2, de 1986, e 28 telas de participantes do projeto. Todas as obras estarão à venda, e parte da renda será destinada à manutenção do projeto, enquanto outra parte será direcionada ao(s) autor(es) das obras. A entrada é gratuita.
Confira o álbum de fotos clicando aqui.