A Grant Thornton Brasil, uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos, e o Instituto Olga Kos de Inclusão, ong que atende pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, organizam o evento “Pilar Social: desafios e oportunidades nas ações de inclusão nas empresas”, a fim de debater o atual contexto do DEI (diversidade, equidade e inclusão) e do ESG (ambiental, social e governança) no Brasil. A atividade está prevista para acontecer no dia 19 de abril e pretende reunir representantes de empresas de capital aberto e gestores das áreas de RH, Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão. 

O objetivo dos organizadores é aprofundar as discussões sobre a estruturação de ações sociais, habilitando as empresas a reportar ao mercado, de forma efetiva, suas práticas e métricas de diversidade. O pilar social tem ganhado cada vez mais relevância no cenário global, inclusive envolvendo os reguladores – como é o caso da Resolução 59 da CVM que, a partir deste ano, exige que empresas de capital aberto divulguem em seus formulários de referência dados sobre diversidade e inclusão. Ou seja, as empresas precisam se estruturar e se preparar para atender essa e outras exigências do mercado. 

Uma forma de acreditar a prática de diversidade e inclusão, é a implementação da ECOK (Escala Cidadã Olga Kos), desenvolvida pelo Instituto Olga, primeira métrica criada para mensurar como a inclusão social é praticada no mercado de trabalho, a qual será um dos principais temas debatidos no evento. Ressalta-se que a ECOK foi desenvolvida para atuar como um instrumento que mensura, a partir da identificação, monitoramento e avaliação  das principais barreiras que impedem a inclusão laboral. Assim, tendo como princípios 5 variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos, é possível analisar o quanto uma empresa é inclusiva, bem como a qualidade de seus respectivos ambientes para todas as diferenças que possam existir entre os colaboradores, sejam elas relativas ao gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator que seja de exclusão.  

O debate também visa a responder questionamentos como: como dar os primeiros passos com relação à diversidade em inclusão? Por que todas as empresas, independentemente da área de atuação, precisam de práticas ESG que norteiem o mercado corporativo atual, sobretudo do ponto de vista de regulamentação e crédito? As empresas que adotam diversidade, equidade e inclusão (DEI) estão à frente nos quesitos crédito e reputação? Como se preparar para as exigências regulatórias? 



Serviço
Evento: “Pilar Social: desafios e oportunidades nas de ações de inclusão nas empresas”. 
Local: Rua Guararapes, 1909- Brooklin Novo. 
Data: 19 de abril
Horário: 8h30 

Sobre a Grant Thornton

A Grant Thornton é uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos. Está presente em mais de 140 países e conta com mais de 68.000 colaboradores. No Brasil, está posicionada nos 14 principais centros de negócios do país, contando com mais de 1.500 pessoas, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Com uma forma de trabalho customizada, auxilia empresas dinâmicas a atingirem seus potenciais de crescimento de forma sustentável, gerando a melhor proposta de valor para o negócio por meio de recomendações significativas, voltadas para o futuro.

Sobre o Instituto Olga Kos

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão é uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência. Além disso, parte do atendimento é destinado a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas. Desta forma, pretende-se possibilitar uma maior interação entre pessoas com e sem deficiência.