Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte contempla 60 beneficiários do Instituto Olga Kos de Inclusão

Trabalhar os aspectos físicos e motores das pessoas com deficiência intelectual e aumentar a sua consciência corporal, além de promover a interação social e a participação da família no processo de inclusão social, focando em um aprimoramento pessoal com relação aos aspectos sociais, cognitivos e motores, é o objetivo do projeto Gols para a Inclusão, por meio da prática do Futsal.

Nos encontros, realizados na modalidade online por conta da pandemia, os participantes adquirem integração com instrutores, colegas e os próprios familiares que deverão (dentro de sua disponibilidade) acompanhá-los nas atividades; o cultivo e a incorporação de conceitos importantes e básicos como sociedade, comunidade, comunicação, companheirismo, equipe, liderança, deveres e direitos. A integração por meio do esporte resulta na consciência do respeito às diversidades e na eliminação do preconceito.

Eles são divididos em 04 turmas de 15 participantes, totalizando 60 participantes. Para cada turma serão oferecidas duas (2) oficinas semanais, com duração de uma (1) hora cada, durante 12 meses. Haverá também dois pequenos campeonatos, um deles ao final do projeto.

“Compartilhar meu conhecimento com cada beneficiário é uma coisa maravilhosa, mas com certeza, minha maior gratificação é ver a evolução de cada indivíduo e entender que todos têm a oportunidade de vivenciar coisas novas. Se um beneficiário tem dificuldades para chutar a bola com os pés pedimos para que ele realize o mesmo exercício com as mãos. Isso é inclusão”, ressalta Juliana – Instrutora de Futsal.

A vigência do projeto é de abril de 2021 a março de 2022 e contempla a instituição Centro Esportivo de Pirituba – 4 turmas de 15 participantes cada, sendo um evento esportivo com campeonato (caráter de participação) entre os times formados pelas turmas.