O segundo projeto de capoeira do Instituto Olga Kos, o Gingas e Gestos – Esporte e Inclusão, chegou ao fim e alcançou um número recorde de beneficiários em uma oficina desta modalidade. Foram 96 beneficiários contemplados entre novembro de 2021 e outubro de 2022 com uma experiência singular.

De acordo com o assistente de Coordenação, Vinicius Monteiro, o projeto começou com um protocolo de capoeira totalmente adaptado, mas com o passar do tempo notou-se a possibilidade de ir além. “Os participantes responderam super bem e a equipe desenvolveu um ótimo trabalho”.

Confira o depoimento completo do profissional sobre a finalização da oficina:




Sobre a oficina Ginga e Gestos

O Gingas e Gestos – Esporte e Inclusão foi um projeto oferecido pelo Instituto Olga Kos com oficinas de capoeira em formato híbrido (presencial e à distância) como meio de garantia de acesso de pessoas com e sem deficiência, ou em situação de vulnerabilidade social.

Crianças a partir de 06 anos, jovens e adultos participaram das aulas que aconteceram na Mooca, Zona Leste de São Paulo, de segunda a quinta-feira.

A realização das oficinas contemplou 96 participantes, divididos em 08 turmas de 12 participantes em cada turma. Cada turma teve 01 encontro semanal com 01h00 (uma hora) de duração, em 10 meses de atividades práticas. A finalização do projeto contou com uma apresentação de capoeira, como forma de demonstração das técnicas aprendidas.

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.