O Instituto Olga dá início as atividades do projeto "Futsal – Gol Cidadania". Com foco em promover a inclusão social e cultural, o projeto oferece oficinas de futsal para pessoas com e sem deficiência e/ou situação de vulnerabilidade social, com faixa etária a partir dos 06 anos de idade no município de São Paulo.

O projeto tem como objetivo a troca e interação por meio de uma metodologia humanista e sociointeracionista. Sociointeracionista é o processo de desenvolvimento da criança construído por meio das interações sociais que ela tem com o meio em que vive, bem como com as pessoas com quem a mesma cresceu e observou. Esse conceito foi criado pelo psicólogo bielo-russo Lev Semenovich Vygotsky (1896/1934) e hoje é uma das obras mais estudadas pela pedagogia contemporânea. 

Além disso, busca trabalhar e aprimorar, aspectos sociais, físicos e motores dos beneficiários, aumentando a consciência corporal e promovendo a interação social através do esporte. 

Os participantes atendidos serão divididos em 4 turmas de 15 pessoas, e cada turma terá 2 oficinas por semana com duração de uma hora cada. O projeto terá duração de doze meses.

As oficinas levam, através de atividades acessíveis uma maior integração social, buscando ensinar os beneficiários conceitos importantes como sociedade, comunidade, comunicação, companheirismo, equipe, liderança, deveres e direitos.

Além do aspecto social, o projeto busca fortalecer a autoestima e a autoconfiança dos participantes, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam valorizados e respeitados. As atividades são conduzidas por profissionais qualificados, que fornecem orientação e suporte individualizado, garantindo que todos tenham a oportunidade de se expressar livremente e desenvolver suas próprias potencialidades.

O projeto “Futsal – Gol Cidadania” é realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o patrocínio das empresas: Basf SA, Comolatti, Grupo MOAS, Nacional Tubos, Nacional Aços, GetMoney Câmbio, EDC Group e PowerSafe, onde juntos reforçam o compromisso de proporcionar oportunidades de desenvolvimento e inclusão para todos, independentemente de suas habilidades ou condições sociais.