O Fórum Futuro ESG, organizado pelo FIBE, teve seu pontapé inicial na quarta-feira (01/11), com a abertura feita pelo economista e vice-presidente do FIBE, José Roberto Afonso. O evento, ofereceu entrada gratuita e abordou temas cruciais como sustentabilidade, justiça ambiental e diversidade.

Durante o primeiro dia, um dos painéis destacados foi "O Poder das Coalizões". Vanda Witoto, da rede Concertação pela Amazônia, ressaltou a importância de nos reconhecermos como parte da natureza para promover sua preservação. A discussão, mediada pela advogada Laís Porto, também contou com Federica Marchionni, da Global Fashion Agenda, e Anabela Vaz Ribeiro, diretora-executiva da Global Compact Network Portugal, que criticou a perspectiva puramente financeira do ESG em Portugal.

Em outro painel, intitulado "Produção de Imaginários: o papel fundamental da cultura e da arte", diversos convidados discutiram como a arte e a cultura são elementos essenciais para todos os critérios do ESG. O debate contou com a participação de Bruna Baffa, diretora do Museu do Amanhã, Floriam Wupperfeld, do Leading Culture Destinations e ESG Innovation Collective, Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, e Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.



O Fórum Futuro ESG também explorou temas como a diversidade, com a participação de Alice Khouri, fundadora do Women in ESG Portugal, e Wolf Kos, presidente do Instituto Olga. 

Assista um trecho do presidente Wolf Kos durante a palestra:

“Sou um homem branco, alto, calvo. Aprendi que, na vida, ou se aprende pelo amor ou pela dor. Meu pai esteve em 13 campos de concentração, mas o Brasil o acolheu e ele conseguiu criar filhos e netos. Procuro devolver o que recebi. É a atitude que vai mudar o mundo. Ela não é auto declaratória. Tem de ser medida, acreditada e avaliada. Esse exercício constante de sempre pensar nos meus privilégios, que me rementem a esse lugar”, comentou o presidente do Olga.

Daniela Salomão Gorayeb, chefe de assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, destacou a importância da resistência constante para garantir conquistas perenes.

Todos os painéis serão disponibilizados em breve no canal do FIBE no YouTube