Fórum Futuro ESG Inicia Discussões sobre Sustentabilidade, Justiça Ambiental e Diversidade
13 Novembro, 2023 por Equipe IOKO Fórum Futuro ESG, organizado pelo FIBE, teve seu pontapé inicial na quarta-feira (01/11), com a abertura feita pelo economista e vice-presidente do FIBE, José Roberto Afonso. O evento, ofereceu entrada gratuita e abordou temas cruciais como sustentabilidade, justiça ambiental e diversidade.
Durante o primeiro dia, um dos painéis destacados foi "O Poder das Coalizões". Vanda Witoto, da rede Concertação pela Amazônia, ressaltou a importância de nos reconhecermos como parte da natureza para promover sua preservação. A discussão, mediada pela advogada Laís Porto, também contou com Federica Marchionni, da Global Fashion Agenda, e Anabela Vaz Ribeiro, diretora-executiva da Global Compact Network Portugal, que criticou a perspectiva puramente financeira do ESG em Portugal.
Em outro painel, intitulado "Produção de Imaginários: o papel fundamental da cultura e da arte", diversos convidados discutiram como a arte e a cultura são elementos essenciais para todos os critérios do ESG. O debate contou com a participação de Bruna Baffa, diretora do Museu do Amanhã, Floriam Wupperfeld, do Leading Culture Destinations e ESG Innovation Collective, Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, e Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
O Fórum Futuro ESG também explorou temas como a diversidade, com a participação de Alice Khouri, fundadora do Women in ESG Portugal, e Wolf Kos, presidente do Instituto Olga.
“Sou um homem branco, alto, calvo. Aprendi que, na vida, ou se aprende pelo amor ou pela dor. Meu pai esteve em 13 campos de concentração, mas o Brasil o acolheu e ele conseguiu criar filhos e netos. Procuro devolver o que recebi. É a atitude que vai mudar o mundo. Ela não é auto declaratória. Tem de ser medida, acreditada e avaliada. Esse exercício constante de sempre pensar nos meus privilégios, que me rementem a esse lugar”, comentou o presidente do Olga.
Daniela Salomão Gorayeb, chefe de assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, destacou a importância da resistência constante para garantir conquistas perenes.
Todos os painéis serão disponibilizados em breve no canal do FIBE no YouTube.