No último dia 17 de maio, o Instituto Olga Kos promoveu mais uma edição do Festival Olga Kos de Inclusão Esportiva, desta vez com foco especial na modalidade Capoeira. O evento reuniu centenas de participantes no ginásio esportivo em São Paulo, proporcionando um dia de celebração, cultura, esporte e, sobretudo, inclusão.

A programação teve início com a entrega dos uniformes personalizados para os alunos das instituições participantes, que logo se dirigiram aos vestiários e, em seguida, às arquibancadas para acompanhar a cerimônia de abertura. O momento solene contou com a execução do Hino Nacional e a composição da mesa de autoridades, com destaque para Dra. Olga Kos, vice-presidente do Instituto Olga Kos; Mestre Wellington Aversa, responsável pela modalidade de capoeira no Olga; e Mestre Almir Ribeiro de Menezes, que ministrou uma palestra com o tema “O Empoderamento Natural e Inclusivo da Capoeira”.

O festival é uma realização do Olga com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e viabilizado por meio de emenda federal do Deputado Federal Orlando Silva, em parceria com o Ministério do Esporte.

Durante o evento, os participantes das instituições Expressão e Arte, Espaço Livre e Novos Horizontes foram convidados a entrar na quadra em um desfile organizado, marcando presença com entusiasmo e alegria. Na sequência, uma atividade lúdica conduzida pelos profissionais Henrique (Fisioterapia) e Lúcia (Psicologia) promoveu a integração entre os participantes, unindo movimento e diversão.

As apresentações de capoeira emocionaram o público com cinco atos distintos:

1. Ritual da Roda de Capoeira, com mestres, professores e instrutores;
2. Demonstração da primeira graduação da capoeira;
3. Capoeira adaptada, com foco em inclusão;
4. Puxada de rede, tradicional manifestação cultural, combinada com movimentos adaptados;
5. Jogo em dupla, encerrando com energia e interação entre os participantes.

Ao final, todos os atletas receberam medalhas de participação, como forma de reconhecimento e valorização de seu esforço e dedicação.

Como gesto de cuidado e acolhimento, os participantes ainda receberam lanches ao final do evento, antes do retorno para suas instituições.