Você quer ajudar, mas não sabe como? Ou acredita que apenas empresas podem fazer doações?  Sabe aqueles cupons fiscais que você recebe quando vai ao mercado, farmácia, padaria, entre outros locais, e sempre vão para o lixo? Eles fazem muita diferença para a sustentabilidade de uma organização social.

Saiba que todo consumidor pode doar notas fiscais para entidades de assistência social, ou seja, qualquer pessoa física pode efetuar a doação das notas ou cupons fiscais para as instituições sem fins lucrativos cadastradas no programa ‘Nota Fiscal Paulista’ criado pelo governo estadual.

A sua doação possibilita que o IOK (Instituto Olga Kos) melhore ainda mais as oficinas de artes, de esportes e demais atividades prestadas para pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade. Nas oficinas de esportes do IOK, os principais objetivos são: incentivo à prática esportiva, estímulo ao desenvolvimento motor e melhoria da qualidade de vida. Já nas oficinas de artes, buscamos divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, incentivar o exercício da arte e ampliar os canais de comunicação e expressão dos participantes.

Ou seja, os créditos dos cupons que valem centavos para uma pessoa física podem gerar até R$ 257,00 para uma organização social, dependendo da quantidade de cupons emitidos pelo estabelecimento comercial, segundo a regra do Programa. Portanto, um cupom que vale centavos para uma pessoa e que na maioria das vezes são jogados no lixo, pode proporcionar um recurso importante para que uma organização social realize as suas atividades.

Saiba mais

Se você já tem a Nota Fiscal Paulista basta acessar o site do programa ‘Nota Fiscal Paulista’ com o seu CPF e senha no link https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login

Agora, se você ainda não tem conta cadastrada no site da nota fiscal paulista (citado acima), o sistema da Nota Fiscal tem uma proteção que impede que novos usuários (que ainda não retiraram créditos) cadastrem uma instituição para receber doações. Dessa forma, o cadastro deve ser feito e, após essa etapa, é necessário juntar créditos, fazer a retirada e, posteriormente, cadastrar o IOK (Instituto Olga Kos).

Na sequência, realize o seu cadastro de Pessoa Física no site da Nota Fiscal Paulista.

Existem duas possibilidades:

– Doação direta – quando a pessoa realiza uma compra e não coloca o CPF no cupom fiscal e doa o seu cupom nas urnas deixadas nos estabelecimentos comerciais. Neste caso, a organização social retira periodicamente os cupons fiscais doados e cadastra manualmente na plataforma do Programa Nota Fiscal Paulista.

– Doação automática – quando a pessoa tem cadastro na plataforma do Programa Nota Fiscal Paulista e adere a doação automática de seus cupons, sempre que realiza uma compra e solicita a inclusão de seu CPF, automaticamente o cupom é direcionado para a organização social.