Mostra realizada pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é resultado de um projeto que uniu artistas plásticos renomados e crianças e jovens com deficiência intelectual e em situação de risco social 

“Eu apenas ofereci o meu trabalho técnico, mas adquiri um aprendizado espiritual muito maior”, a declaração emocionada do consagrado pintor e desenhista Carlos Araújo revela a importância do projeto que teve como objetivo, por meio de oficinas de arte, estimular a criação de um novo canal de comunicação e expressão para os participantes e permitir a inserção plena das pessoas com deficiência intelectual, na sociedade. 

 Nos últimos dois anos, nomes consagrados das artes plásticas brasileiras, como Claudio Tozzi, Rubens Matuck, Takashi Fukushima, Verena Matzen e outros, estiveram ao lado de 240 jovens e crianças ensinando técnicas de arte e produzindo as obras que serão apresentadas na exposição “Sinfonia das Águas”, na Galeria do Conjunto Nacional, de 28 de Novembro à 02 de dezembro, exatamente na semana que antecede o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência (03 de dezembro).  

 O pintor Ermelindo Nardin disse que estar ao lado dos participantes do projeto do Instituto Olga Kos foi uma das melhores experiências que ele teve ao longo dos seus 77 anos de vida, “O despertar dos participantes, na maneira de se entregar para o trabalho, descobrindo novos horizontes, sentimos que há uma dedicação e alegria muito grandes”.

 75% das vagas (180) do projeto foram destinadas a crianças e adolescentes com deficiência intelectual, na faixa-etária de 10 a 17 anos e 11 meses, os outros 25% das vagas (60) foram destinadas a crianças e adolescente sem deficiência intelectual, em risco social, que moravam no entorno dos locais onde as oficinas foram realizadas (CEU Cidade Dutra / Instituto Gabi / Caminhando – Núcleo de Educação e Ação Social / Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha / EMEF Bernardo O´Higgins).

 “Em todas as visitas o que me marcou foram os beijos e abraços apertados. Muito bom e muito gostoso receber este carinho” ressaltou Yugo Mabe. O projeto “Sinfonia das águas” foi contemplado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) da Prefeitura de São Paulo, que por meio da conscientização da utilização da renúncia fiscal do Imposto de Renda, busca beneficiar projetos de entidades aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). As atividades foram iniciadas em dezembro de 2015 e a exposição no Conjunto Nacional marca o grande desfecho desse valioso projeto.

 “O Instituto Olga Kos mais uma vez proporcionou a todos os participantes do projeto, a oportunidade de desenvolver e explorar suas habilidades artísticas, realizando esse trabalho com muito sucesso”, comemora Olga Kos, vice-presidente do IOK.

 Serviço

Onde: Conjunto Nacional – Galeria | Avenida Paulista, 2073 – Jardim Paulista

Quando: 28/11 – 2/12 das 10h às 22h. Domingo das 12h às 22h

Quanto: evento gratuito