O Instituto Olga Kos de Inclusão foi criado em 2007, e desde então possui como missão promover a inclusão social, através do investimento em eventos e oficinas culturais e de esportes para pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social. Este ano surgiu o “Bem na Foto”, um projeto cujo objetivo geral é a promoção do acesso a arte e a tecnologia de forma hibrida, através de técnicas de fotografia e vídeo.

Para alcance desse objetivo, serão oferecidas oficinas de fotografia e vídeo digital, desenvolvidas por profissionais técnicos e artísticos responsáveis. Como conclusão deste trabalho, será realizada uma exposição gratuita dia 15/12 no Centro Cultural Santo Amaro - CCSA às 13h.

Para a realização da oficina, os beneficiários receberam smartphones para que fossem realizadas as fotos. Esses celulares fazem parte do projeto e foram disponibilizados pelo Instituto Olga Kos de forma gratuita, para que todos pudessem fazer parte do trabalho. 



O projeto foi trabalhado em partes. Inicialmente, o mais importante era justamente trabalhar a parte criativa da fotografia. “Como qualquer fotógrafo iniciante, antes de tudo era necessário entender espaço, textura e cores. Começamos com colagens, intervenções, composições, desenhos, enquadramento, para depois colocar em prática o que foi visto” explica Juliana Martinez, instrutora da oficina.

De acordo com Juliana, esse processo proporcionou que os participantes do “Bem na Foto” pudessem expressar sua arte de forma autônoma e individual. “O resultado de tudo isso traz um olhar novo. Algo que estamos tão acostumados a ver por aí pela ótica de retratistas e fotógrafos, agora pode ser visto através de uma narrativa inédita”, finaliza.


Serviço:
Bem na Foto
Local: Cento Cultural Santo Amaro - CCSA
Data e horário: 15/12/2022 às 13:00
Entrada gratuita