O Memorial da América Latina recebe a exposição “Quando a forma insiste e o gesto se multiplica”, reunindo 34 obras — 27 do artista carioca Elvis Almeida e 7 produzidas por pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Instituto Olga Kos.


              A mostra é fruto do projeto “Geometrias de Elvis Almeida”, que aproximou a linguagem do pintor carioca do trabalho desenvolvido no Instituto. A produção de Elvis é marcada pela investigação de ritmos visuais, repetição de formas, sobreposição e relações entre cor e gesto.


         Nas oficinas, os participantes exploraram esses mesmos elementos, transformando padrões da paisagem urbana e materiais simples do dia a dia em ferramentas de criação. O processo teve início com uma formação conduzida pelo próprio artista para a equipe de arte-educadores do Olga, permitindo adaptar suas metodologias à realidade dos grupos atendidos, com foco na expressão individual, na experimentação e na criação coletiva.

Exposição: Quando a forma insiste e o gesto se multiplica
Período: 23 de outubro a 11 de novembro
Lançamento do livro “Elvis Almeida”: 10 de novembro
Local: Espaço Gabriel Garcia Marquez – Memorial da América Latina (São Paulo/SP)
Entrada: Gratuita