No dia 13 de abril, os visitantes do Centro Cultural da Juventude, na zona norte da capital paulista, poderão ver a mostra Marcas do Eu, do Outro e dos Territórios, que investiga a identidade de beneficiários do Olga Kos, pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social. A exposição faz parte do Cordel Estampado, um projeto de arte onde os participantes são estimulados a desenvolver técnicas artísticas em carimbo, gravura e estamparia.

A ideia é mostrar as marcas desses indivíduos no mundo, como as digitais que dão unidade e os seus territórios, refletindo sobre o espaço de fora, como a casa, a instituição e os lugares diversos que esses indivíduos ocupam, materializados em representações artísticas.

Para isso, foram usadas técnicas gráficas que se assemelham ou dão vida à tradição do Cordel, que trata da poesia popular herdeira do romanceiro tradicional, através da tríade formada pelo carimbo, a gravura e a estamparia.

Os organizadores da exposição concretizaram os movimentos que os participantes geraram ao se relacionarem com os estudos sobre o Cordel e as memórias e identidades coletivas que surgiram desses encontros.

A influência foi o Movimento Armorial, liderado por Ariano Suassuna nos anos 70, no Recife (PE), para valorizar uma arte nacional que se baseia nas culturas populares e em diferentes linguagens, como: as artes visuais, através das gravuras, a música, com o repente e a literatura nos livretos de cordel.

Serviço
Data: 13/04
Horário: 11h e 13:30h
Local: CCJ Ruth Cardoso
Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades, São Paulo - SP, 02721-200