O Instituto Olga Kos (IOK) em parceria com a Nova 4E – Entidade Especializada em Pessoas Especiais promoveram dia 6 de maio, no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, uma linda apresentação com música, teatro e muita descontração. O evento marcou o encerramento da oficina Tons e Cores, que teve como objetivo geral o estímulo à cultura a pessoas com e sem deficiência em vulnerabilidade social por meio da música, dentro de espaços públicos e/ou privados cedidos gratuitamente para a realização do projeto.

As equipes envolvidas em sua execução notaram uma evolução significativa dos participantes, como destaca Rita de Cássia do Carmo, gerente de serviços da Nova 4E. “Alguns usuários mudaram o comportamento para melhor, por exemplo, uma mãe me abordou dizendo que a filha era muito agitada. Após realizar as atividades, ela ficou bem mais calma, tranquila, serena. Esse projeto do IOK veio ao encontro com aquilo que desenvolvemos aqui que é trabalhar pela inclusão de pessoas. A oficina foi ótima do começo ao fim”. Todas as vagas disponíveis foram preenchidas.


Os benefícios que os participantes dessa oficina alcançam são excelentes e já refletem no curto prazo em suas vidas de forma significativa: elevação da autoestima, aumento da interatividade, desenvolvimento das capacidades funcionais, nas áreas social, cognitiva e emocional. A mãe do beneficiário Pedro Henrique Santana, Euraci Oliveira de Santana, destacou a felicidade de seu filho ao participar dessa oficina. “É uma dupla alegria, minha e dele. A Rita sabe eu não falto em nenhum projeto. Ver a animação dele e evolução é muito emocionante”.

A Oficina Tons e Cores teve o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.