Tendo iniciado no primeiro semestre de 2022, as oficinas do projeto Estilo Livre auxiliaram jovens e adultos com e sem deficiência a aprimorar suas habilidades motoras e cognitivas através da dança. As coreografias ensaiadas durante os encontros inspiraram a apresentação final realizada em dezembro.

As oficinas foram realizadas em instituições públicas e/ou privadas, por meio de cessão gratuita de espaço para as atividades. Os encontros ocorreram por sete meses, e o projeto também contou com dois workshops de duas horas para arte-educadores, estudantes, professores, bailarinos, familiares dos participantes e afins.



Segundo Gabriel Souza, instrutor do projeto, o principal foco foi que os beneficiários conseguissem compreender e explorar as dimensões do próprio corpo, aproveitando os espaços nos quais estão inseridos. “Na relação entre dança e artes plásticas exploramos as construções de espacialidades. O espaço do próprio corpo, o quanto podemos criar e transformar espacialidades no ambiente em que trabalhamos e ocupamos”.

Além disso, os participantes da oficina puderam entender como trabalhar com elementos terceiros, que vão além do próprio corpo, de acordo com Gabriel. “Também buscamos entender como o corpo estabelece relação com esse espaço criado. O que é ocupar o mesmo espaço junto com outro corpo, relação com toque, amplitude de movimento, nível de espaço, texturas, cores e a sensorialidade construída através desses encontros”.