Apresentação, no Centro Esportivo Tietê, comemora um ano do projeto “Arte Sem Limites” promovido pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK)

O projeto “ARTE SEM LIMITES” tem como objetivo utilizar a arte e a dança como estímulos à ampliação e/ou manutenção das capacidades funcionais das pessoas com deficiência para incluir socialmente, promovendo a saúde.

Além disso, o programa inclui pessoas com acesso reduzido à oportunidades, abrindo trinta por cento (30%) das vagas para não deficientes, residentes das comunidades carentes próximas aos locais onde é desenvolvido.

Sem distinção de gênero, com faixa etária a partir de cinco anos, as atividades são realizadas em 12 instituições de São Paulo (CECCO BACURI, CECCO GUARANI, CECCO IBIRAPUERA, CECCO MANUEL DA NÓBREGA, CER FREGUESIA DO Ó, CEU CAMPO LIMPO, CEU PARAISÓPOLIS, CEU VILA RUBI, CIAM, EMEF FREI DAMIÃO).  No total, são 240 beneficiários e as oficinas são divididas em 16 turmas, cada turma com 15 participantes e aulas semanais com duração de duas horas.

O projeto prevê a realização de dois eventos anuais e o primeiro deles “Rastros: Movimentos em Cor”, no Centro Esportivo Tietê, está marcado para o próximo dia 30 de setembro.

As experimentações em artes plásticas e dança, ajudam a desenvolver três habilidades do corpo: planos de movimento, comunicação não verbal e espaço, explorando simultaneamente o conceito de desenho expandido com rastro de movimentos. No decorrer do módulo, foi se criando um repertório de gestos e consciência corporal para compor o espetáculo.

As apresentações artísticas visam dar maiores condições de acesso aos bens culturais, às oportunidades de superação de sua situação de exclusão, bem como à formação de valores positivos de participação na vida social, além de valorizar a criação das pessoas com deficiência intelectual e exibir o seu trabalho em Artes/Dança“, afirma Olga Kos, vice-presidente do Instituto.

O projeto “Arte Sem Limites” faz parte do Pronas, um programa implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da saúde da pessoa com deficiência no qual pessoas físicas e jurídicas contribuem com doações para projetos nessa área e se beneficiam das deduções fiscais no Imposto de Renda. Os Patrocinadores do projeto são: Banco Bradesco, Bradesco Seguros, Booking.com, Faber Castell, Grupo Comolatti, Magazine Luiza, Publicis, Mapfre, Pernambucanas, Raizen, Mineração Jundu, Demarest, Tyco Eletronics, Gomes da Costa, Bain & Company, Leroy Merlin,
Abn Amro, Tigre + ICRH, Pan Seguros e Consigaz. 

Serviço:

Espetáculo “Rastros: movimento em cor”     

Local: Centro Esportivo Tietê – na Avenida Santos Dumont, 843, no bairro da Luz

Horário: 16 horas