É de amplo conhecimento que a dança e a música são expressões altamente inclusivas que tocam profundamente o ser humano sem limites de gênero, identidade racial ou idade. Essas linguagens fomentam inúmeras habilidades de maneira lúdica e natural. Por isso, o Instituto Olga Kos (IOK) desenvolveu o projeto ‘Corpo Sonoro – Ensaios de Inclusão’, na cidade de São Paulo.

Seu ponto máximo foi a realização do espetáculo ‘Movediço’, que contou com os beneficiários do IOK de diversas regiões da capital, em 11 de junho, na Galeria Olido. No palco, os artistas, investigaram por meio da dança e música, a criação sonora e do movimento com temas disparadores que revelaram equilíbrio, instabilidade, delicadeza, aspereza, rigor e ruptura.  


Em dois anos de projeto, 360 pessoas, entre jovens e adultos foram inseridos no universo cultural, trabalhando a expressividade, o autoconhecimento e movimentos cognitivos.

“O projeto Corpo Sonoro foi gigante em muitos sentidos: quantidade de beneficiários, instituições parceiras, colaboradores, além dos desafios, enfrentados do dia a dia por todos os envolvidos. Foram dois anos de muita aprendizagem e trocas inigualáveis de experiências entre a equipe, as famílias e os participantes. Sem dúvida, um projeto que demonstrou que a união e o olhar atento ao outro podem transformar o sentido da vida. A dança e a música são linguagens artísticas poderosas de inclusão cultural que trazem pertencimento”, comenta Gabriela Moreira, produtora do espetáculo e colaboradora do IOK.  

Este projeto fez parte do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) que desde 2013 desenvolve atividades culturais com o IOK.