O espetáculo teatral é uma manifestação artística que privilegia a linguagem corporal, propicia forte interação entre o público e seus praticantes, além de ser um instrumento de inclusão social e de autoconhecimento. O Instituto Olga Kos (IOK) nos últimos meses, promoveu o projeto ‘Biografias em Cena’, em parceria com a Casa do Cristo Redentor, localizada no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo. Nessa jornada de várias descobertas, os beneficiários entre jovens e crianças participaram de oficinas de teatro que permitiram uma intensa ‘química’ entre todos, pois cada um dentro de seu universo contou sua autobiografia de maneira primorosa ao longo do projeto. No último dia 21 de agosto, todo esse trabalho alcançou seu ápice com a realização do espetáculo teatral ‘Fragmentos sobre o Ser, Criar e Sonhar’. O público em geral, surpreendeu-se com a performance dos participantes, provocando uma intensa emoção.



"Este projeto foi a nossa segunda oportunidade de explorar a linguagem teatral dentro da nossa realidade IOK. Assim como a nossa primeira experiência, seguimos com o tema da autobiografia, a partir de uma tríade metodológica - movimento, voz e encenação - que consideramos pilares para o trabalho do ator. Essa temática trouxe para a equipe a oportunidade de expandir a noção de autobiografia para uma biografia do espaço, respeitando o interesse dos participantes deste projeto em retratar suas histórias particulares com a escola em que frequentam. Com isso, a Casa do Cristo nos trouxe não apenas a possibilidade de ocupação de um espaço físico, mas, também, a oportunidade de conhecer muitas histórias que já aconteceram ali”, disse Gustavo Paulino, Supervisor Artístico e Metodológico do instituto.

“A proposta do planejamento artístico-pedagógico do projeto trouxe, enquanto módulos de provocação, as temáticas: Quem sou eu, Como eu vejo o mundo e como eu gostaria que ele fosse, e, por fim, O que eu quero dizer para o mundo. Esse universo de indagações trouxe para a equipe a percepção do quanto esses participantes sonham em viajar para outros países, tornar-se jogadores de futebol, entre tantos outros sonhos. Esperamos que o nosso projeto tenha sido um respiro possível para motivar todos eles a encontrarem os seus propósitos", completou.