Em continuidade ao projeto  ‘Mary Carmen – A Arte da Leveza’, foi realizado nesta quarta-feira (4), na sede do Instituto Olga Kos (IOK), um workshop que contou com a presença da escultora Mary Carmen Matias. No decorrer de sua apresentação, Mary contou para os educadores sua trajetória e o passo a passo de como desenvolver suas obras artísticas e inspirações. Também foram expostos os trabalhos dos beneficiários feitos nas oficinas.

Incialmente, para aqueles que não conhecem sua arte, o espanto é notório, já que a matéria-prima para a confecção de suas peças é o metal, em sua forma mais rústica, além de outros materiais da construção civil, tais como, gesso, mármore, conduíte e pedra. Porém, ao final de sua explicação e exposição das artes, a admiração torna-se um sentimento único. Veja um trecho do workshop:

“É extremamente possível transformar materiais brutos em algo mais leve e suave. Algo que possa refletir de fato a vida e o momento em que vivemos”, disse Mary. Outro ponto abordado em sua apresentação é que “o artista tem que mostrar sua arte para o povo. Todos nós temos um dom. Apenas é preciso desperta-lo”.

Desde 2021, o IOK desenvolve o projeto ‘Mary Carmen – A Arte da Leveza’, junto com Mary, que tem como propósito promover a criação de escultura, pintura e arte junto aos beneficiários. Estão contemplados também a criação de um livro, realização de oficinas de arte e a produção de uma exposição.

Quanto as oficinas já desenvolvidas, Mary conta suas impressões. “Foi uma experiência fantástica. Fiquei sensibilizada e emocionada em ver minha obra sendo reproduzida da forma como eles captaram meu sentimento. A alegria deles em apresentar a obra é maravilhosa”, frisou.

A proposta do Workshop foi disponibilizar aos participantes possibilidades de capacitação, para assim multiplicar conhecimento e, por consequência, compartilhá-lo com toda sociedade.