No dia 14 de setembro, a Fábrica de Cultura do Capão Redondo, em São Paulo, foi palco do emocionante encerramento do projeto "Alas da Inclusão", promovido pelo Instituto Olga Kos. O projeto, que teve como principal objetivo ampliar o acesso à cultura para crianças e adolescentes com e sem deficiência em situação de vulnerabilidade social, destacou a importância das artes plásticas, dança e música dentro do contexto da cultura carnavalesca de São Paulo.

Ao longo de meses de oficinas, 60 crianças e adolescentes participaram de atividades integradas de artes, música e dança, com foco na riqueza do carnaval paulistano. O ponto alto do evento foi a apresentação de um desfile de carnaval, cuidadosamente preparado pelos participantes e pela equipe técnica, celebrando a diversidade e a inclusão por meio da cultura. Além disso, foram realizadas palestras sobre temas fundamentais como saúde e educação sexual para pessoas com deficiência, com a participação ativa de familiares e cuidadores.

Silvia Liz, Coordenadora do Departamento de Artes do Olga, destacou: “O 'Alas da Inclusão' não só promoveu o desenvolvimento artístico dos nossos participantes, mas também fortaleceu os laços comunitários e familiares. Ver o brilho nos olhos dessas crianças e adolescentes no desfile foi um momento inesquecível, que reforça o valor da arte como ferramenta de transformação social”.

O evento contou com a presença de familiares, cuidadores e profissionais, que juntos formaram uma plateia de cerca de 180 pessoas, celebrando a conclusão de um projeto que foi muito além do aprendizado artístico, promovendo cidadania e inclusão social.