Com pouco tempo de realização, as oficinas do projeto Nós, Máscaras com Arte já apresentam bons resultados como entrosamento e momentos de felicidade entre os beneficiários, é o que conta com entusiasmos a instrutora de Artes do Instituto Olga Kos, Natalia Francischini.

Para garantir esse sentimento de pertencimento, Natalia revela que nas estratégias de aproximação dos beneficiários com a oficina existe um cuidado em fazer um acolhimento desde início com atividades que entrosem os participantes. “Eles foram muito receptivos com a gente enquanto pessoas e quanto equipe”. 

Em relação as atividades nos encontros, a instrutora conta que, “por mais que alguns tenham alguma limitação, procuramos trazer a ideia de fazer máscaras de um jeito intuitivo e lúdico, investindo no próprio conceito de que máscara não é só questão de um objeto que você coloca no rosto, mas sim de incorporar um personagem”.


Natalia ainda expõe que os primeiros resultados sobre o desempenho dos beneficiários revelam que eles estão “comprando a ideia” e estão super empolgados. “Fizemos uma máscara por participante e por mais que tenham uma certa dificuldade para cortar e colar, estamos sempre por perto ajudando e isso torna a oficina mais divertida. Colocamos música e eles querem dançar e dançamos juntos, e eles ficam super felizes

O Nós, Máscaras com Arte está em execução via Lei de incentivo à cultura e vai realizar oficinas de arte, uma vez na semana com aproximadamente 02 horas de duração para cada grupo de 15 participantes, totalizando 60 pessoas atendidas. As oficinas serão para pessoas com e sem deficiência ou em vulnerabilidade social, acima de 07 anos, alocadas em equipamentos públicos ou privados por cessão gratuita de espaço. O objetivo é proporcionar uma imersão em processos criativos para confecção de máscaras.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto: https://bit.ly/3NQ1A3E