O renomado fotojornalista brasileiro, Edu Simões, uniu forças, novamente, com o Instituto Olga em um projeto que celebra a inclusão social através da arte da fotografia. A iniciativa, que conta com o patrocínio das marcas Bradesco Seguros e Volkswagem Caminhões e Ônibus, se concentra na edição e publicação de um novo livro, "YEPÉ - Edu Simões", explorando a obra do artista após um período de reclusão, afastado do ambiente de trabalho e das paisagens urbanas. 

O projeto, abrangendo a impressão do livro, uma exposição com obras do artista e ações educativas culturais, se revelou uma oportunidade única para beneficiários de diferentes instituições em São Paulo. Pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social participaram de oficinas de fotografia durante meses. A exposição acontece no MIS – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo –, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, com entrada gratuita. Já o lançamento do livro ocorre no dia 23, às 19h, também com entrada gratuita.

O trabalho de Edu Simões serviu como inspiração e referência para os participantes, que tiveram acesso a dispositivos móveis com câmeras para registrar imagens refletindo tanto a cidade quanto a natureza, com base nas técnicas apresentadas pelos educadores.



O projeto foi executado em quatro instituições na cidade de São Paulo, incluindo CECCO Nóbrega, Nossa Escola, A Alternativa e LARES. Todas essas instituições disponibilizaram espaços para as oficinas, tanto em ambientes fechados quanto em áreas ao ar livre, permitindo aos participantes explorar novos locais para a fotografia. No total, o projeto contempla a exibição de 11 obras do artista Edu Simões e 8 obras dos participantes, sendo 2 de cada instituição envolvida.

A exposição, marcada como o evento de encerramento, visa destacar a inclusão social alcançada por meio das fotografias registradas por pessoas que, antes, estavam à margem das representações visuais da sociedade.

Com "YEPÉ - Edu Simões" contendo 3.000 exemplares, a conclusão deste projeto não apenas celebra a obra do artista, mas também destaca a importância da inclusão social e da expressão artística como ferramentas poderosas para conectar comunidades diversas em São Paulo. O impacto desse projeto, desde sua concepção até sua etapa final, demonstra o poder transformador da arte e da educação na promoção da inclusão social e no fortalecimento das vozes anteriormente silenciadas.

"Estou duplamente feliz com esta parceira. Esta foi uma oportunidade de conhecer o trabalho do instituto, participar das oficinas e aprender com este pessoal que está descobrindo a fotografia: esta forma de se comunicar. Parece uma mágica, as pessoas se envolvem tanto com a fotografia que tem um efeito mágico para quem assiste e para os beneficiários", observa o artista Edu Simões. 

Serviço 

Evento: Exposição Edu Simões - Dentro do Mundo
Lançamento do livro "YEPÉ - Edu Simões": 23 de outubro às 19 horas
Visitação da Exposição: 20 de outubro a 05 de novembro (Terças a sextas, 10h às 19h - Sábado, 10h – Domingos e feriados, das 10h às 18h)
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jd. Europa – Foyer do Auditório)
Entrada gratuita. 

Clique aqui e confira as fotos do evento.