Entidades assinam protocolo de intenções que visa a distribuição de ingresso gratuito no dia 21/03 para pessoas com síndrome de Down e seu acompanhante nas salas de cinema participantes em todo território nacional

Em comemoração ao Dia Internacional da síndrome de Down celebrado no dia 21 de março o Instituto Olga Kos ( IOK), a Associação Brasileira de Exibidores de Cinema Operadores de Multiplex em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) , da Família, e dos Direitos Humanos promovem ação com foco na inclusão e igualdade social, nesta data pessoas com síndrome de Down juntamente com seus acompanhantes terão acesso a sessões de cinema totalmente gratuitas, serão franqueadas aproximadamente mil salas de exibição em diferentes estados brasileiros.

A participação de pessoas com deficiência em atividades culturais e artísticas é fundamental no processo de desenvolvimento da autonomia, bem como na ampliação da diversidade, e na construção de uma sociedade mais inclusiva. A arte constitui uma linguagem dos sentimentos, das emoções; de extrema importância para formação do indivíduo e do coletivo, tendo em vista que a inflexão de ideias nas produções audiovisuais brasileiras compromete o setor e afeta a representatividade cultural exibida nas telas, esta iniciativa tem a missão de conectar a pessoa com síndrome de Down , a abertura para que este mercado seja mais diverso começa nas sessões de cinema e para tal precisam de insumos para que a inclusão aconteça.

Portanto, o foco desta agenda é propor a reflexão e ressaltar as capacidades e potencialidades da pessoa com síndrome de Down. Esta iniciativa do IOK juntamente com a ABRAPLEX e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência de firmar acordo de colaboração e cooperação para que no dia 21 de março seja disponibilizado ingressos gratuitos para qualquer pessoa com síndrome de Down e para um acompanhante em salas de cinema é uma forma de contemplar mais de 17 milhões de brasileiros que tem síndrome de Down que precisam ser representadas nas telas de cinemas e mais do que ocupar espaços, precisam criar os seus próprios espaços.

Mais informações nos sites das redes: Cinépolis, Cinemark, Cinesystem, UCI e no site do Instituto Olga Kos. A síndrome de Down tem características próprias, por isso não será necessário comprovação médica.

Sobre o Dia Internacional da síndrome de Down

Esta data comemorativa foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a primeira comemoração aconteceu em 2006. 21/3 faz alusão à trissomia do 21. No Brasil este dia ganhou notoriedade em 2007 devido a exibição da novela “Páginas da Vida”, por meio do futebolista Romário que tem um filha com síndrome de Down”.