O Instituto Olga Kos (IOK), a Secretaria Especial da Cultura e o Ministério do Turismo apresentam o projeto Cordel Estampado.

Nos próximos meses, os beneficiários participarão de oficinas de arte aplicando técnicas em carimbo, gravura e estamparia. 

As oficinas acontecerão uma vez por semana com duas horas de duração, em entidades parcerias do IOK, na cidade de São Paulo. Ao final do projeto, será realizada uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos.

O Cordel é um gênero considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 19 de setembro de 2018 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Suas obras são compostas por traços fortes da cultura regional nordestina, além de sua escrita em xilogravura que trazem diversos elementos folclóricos e sarcásticos. 

“A literatura de cordel é de suma importância para os participantes do projeto, pois oferece um método simples de ensinar, além da possibilidade de estimular a percepção, a capacidade criadora e tudo que envolve a aprendizagem mediante o ensino das diversas linguagens artísticas e literárias. Portanto, é uma forma de despertar o senso crítico do participante assim como a sua capacidade de observação e interação social e histórica dessa manifestação popular”, destaca Silvia Liz, coordenadora do departamento de Artes do IOK.

“Trazer a literatura de cordel significa motivar o participante a conhecer um pouco mais a formação cultural de nossos povos, pois o cordel não conta apenas histórias, mas também narra fatos que retratam o cotidiano e a realidade vivida por esses cordelistas. É mais um passo para a participação efetiva das pessoas com deficiência ou em vulnerabilidade em nossa sociedade”, completa Silvia.