Correr e caminhar são práticas que proporcionam inúmeros benefícios, entre os quais podemos destacar: o estímulo ao emagrecimento, a melhoria do sistema cardiorrespiratório, da autoestima e do sono; a prevenção aos problemas no coração entre muitos outros. Ainda podemos ressaltar que a corrida e a caminhada proporcionam leveza e bem-estar, pois liberam endorfina e serotonina, hormônios que deixam nosso corpo menos tenso.

Além disso, estes exercícios físicos são fundamentais para pessoas que tem depressão, ansiedade, entre outras doenças emocionais.

Contudo, embora as duas atividades sejam excelentes para a saúde física e mental, existem algumas diferenças entre elas, a corrida, por exemplo, é mais intensa. Ao caminhar, o corpo se desloca lentamente a partir dos movimentos das pernas. Já na corrida, o movimento do corpo ocorre de forma acelerada, utilizando-se da força de impacto dos membros inferiores.

Para quem gosta de correr, segue o alerta: antes de praticá-la é muito importante fazer uma consulta cardiológica para saber se está tudo bem com o coração.

Mas, se não há nenhum diagnóstico médico, nenhum problema de saúde, fique à vontade para praticar o exercício com o qual você mais se identifica, seja corrida ou caminhada.

As corridas e caminhadas estão cada vez mais em alta, nota-se um público cada vez mais jovem aderindo às atividades devido aos muitos benefícios físicos e mentais proporcionados por ambas. Esta adesão também se deve ao engajamento oferecido pelas ‘ provas temáticas’, corridas que defendem causas ou erguem bandeiras coletivas.

E, além do ‘amor’ e prazer em correr, o “novo corredor” sente-se ainda mais motivado ao inscrever-se em provas cuja credibilidade é inegável. Nestes casos, o fato de que o valor da inscrição será destinado para projetos sociais e instituições que têm causas nobres também é um fator que atrai os corredores.

Por isso, se você é de correr ou caminhar, veja a seguir cinco dicas para que sua experiência seja ainda melhor:

Hidratação: beba água, antes, durante e depois da atividade;
Alimentação: lembre-se que “saco vazio não para em pé”;
Aquecimento: o aquecimento proporciona o aumento do fluxo de sangue para os músculos, eleva a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contempla a melhor atividade das enzimas e, todo este processo, ‘aquece’ os músculos e diminui a probabilidade de lesões;
Alongamento: deve ser feito antes e depois da corrida para trabalhar a musculatura e articulações do corpo;
Por fim, não use roupas pesadas, priorize o conforto (inclusive, o conforto térmico). Tênis e meias são sempre a combinação perfeita.

Lembrete: Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural vai realizar, no dia 27 de março, a Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos – Ano VIII, que acontece no Circuito do Ibirapuera, em São Paulo, com 6,1 km e 10 km. A largada está prevista para 7H. As largadas serão em pelotões para respeitar o distanciamento social.

Você é nosso convidado especial! E, se ainda não fez a sua inscrição, “corre” que ainda dá tempo!

Veja o link para inscrição: bit.ly/CorridaOLGA

Para efetuar a inscrição como PCD (pessoa com deficiência) será obrigatório o envio de um e-mail para corrida@institutoolgakos.org.br acompanhado de laudo (ou documento comprobatório desta condição) juntamente com documento de identificação com foto. Após o recebimento, análise e aprovação dos documentos, os organizadores da prova enviarão (também por e-mail) um cupom para que o atleta possa finalizar sua inscrição.

Para reforçar a ideia de inclusão social e igualdade, o Instituto Olga Kos promove o movimento Rock Your Socks (“Balance suas meias”) durante a Corrida e Caminhada pela Inclusão – Ano VIII.

Este movimento foi adotado em 2015 pela Swedish National Down Syndrome Association e ganhou o mundo. Celebridades e jogadores de futebol como Lionel Messi e Sergio Agüero abraçaram a causa e postaram fotos com meias chamativas nas redes sociais.