O projeto Cordel Estampado nasceu com o objetivo de ser uma ferramenta cultural que expressa a literatura brasileira por meio de oficinas voltadas à pessoas com e sem deficiência e/ou vulnerabilidade social, no município de São Paulo.

Sendo muito populares principalmente no Nordeste, os textos de cordel são escritos em forma de poesia e impressos em formato de folhetos, também sendo ilustrados em xilogravura, e pendurados em cordas.

"A exposição de finalização apresentará as formas que encontramos para simbolizar as reflexões sobre cada um de nós como ponto de partida e as marcas que deixamos no mundo. Nesse sentido, principalmente, as oficinas fortaleceram muitos vínculos, além da valorização de cada pessoa e suas potências. Ouvimos muitas histórias, criamos novas histórias e elas se tornaram obras de arte”, disse o instrutor de artes visuais, Fabiano Almeida.

Durante as oficinas, é estimulado o desenvolvimento de técnicas artísticas em carimbo, gravura e estamparia. O projeto acontece desde abril de 2022 e atende cerca de 120 beneficiários, a partir de 06 anos de idade.

Como encerramento do projeto, haverá uma exposição de arte com as obras produzidas pelos participantes durante as atividades. Na exposição, essas obras poderão ser vendidas com renda revertida aos participantes.