Projeto faz alusão as populares obras do Cordel brasileiro

O Cordel faz parte da cultura brasileira há muitos anos. São textos escritos em formato de poesia e impressos em formato de folhetos, também sendo ilustrados em xilogravura, e pendurados em cordas. Na oficina Cordel Estampado, o Instituto Olga busca inserir esses poemas tão populares no nordeste do Brasil aos beneficiários. 
Se trata de projeto do departamento de artes, com desenvolvimento de técnicas artísticas em carimbo, gravura e estamparia. Como encerramento, haverá uma exposição de arte com as obras produzidas pelos participantes durante as oficinas. 



Na visão de Débora Hermann, instrutora da oficina, o trabalho sobre o cordel busca trazer aos participantes uma reflexão acerca de seu dia-a-dia. “No sentindo mais poético fomos para um caminho onde trabalham o eu, o outro e o território. Uma vez que o cordel são histórias cotidiano, exploramos o cotidiano dos participantes, a singularidade de cada um, desde o lugar do que eu gosto, o que eu faço, quem sou eu, quais são as características físicas que eu me enxergo, da onde vem a pessoa que eu construo esse vínculo até esse lugar do território”.



Além disso, segundo Débora, essa criação de identidade leva a construção de um sentimento de pertencimento e coletividade. “Já estamos a alguns meses com esses participantes nas casas e vemos um desenvolvimento muito significativo em um senso estético, de referências e também na construção de uma identidade artística não só individual como em grupo. Todas as turmas são muito unidas, e a constituição de grupos e vínculos foi muito importante, não só entre eles, mas com a equipe”.