A consciência corporal é a percepção e entendimento que uma pessoa tem de seu próprio corpo, incluindo suas sensações, movimentos e posições. Para pessoas com deficiência, especialmente aquelas que têm limitações físicas ou sensoriais, desenvolver a consciência corporal pode ser um aspecto importante para melhorar sua qualidade de vida, independência e participação na sociedade.

Pensando nisso, o Instituto Olga promove o projeto Karatê e Taekwondo – Inclusão da Faixa que é voltado para pessoas com e sem deficiência e/ou vulnerabilidade social no município de São Paulo, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento da consciência corporal, uma vez que esse projeto geralmente se concentra em oferecer apoio, educação, terapias e atividades que promovem o bem-estar físico e emocional.



Aqui estão duas maneiras pelas quais a consciência corporal pode ser desenvolvida através dessa ação:

Terapias Físicas e Ocupacionais: O Karatê e Taekwondo – Inclusão da Faixa oferece um cuidado especifico para pessoas com deficiência, onde profissionais treinados trabalham diretamente com os participantes para melhorar a mobilidade, a coordenação motora e a percepção sensorial. Essas terapias podem incluir exercícios específicos, jogos e atividades que ajudam os participantes a compreender e controlar melhor seus corpos.

Esportes Adaptados e Atividades Físicas: Participar de esportes adaptados e atividades físicas é uma ótima maneira de promover a consciência corporal. Que é o caso das artes marciais, como o Karatê e Taekwondo, que podem ajudar a desenvolver o conhecimento do próprio corpo em relação ao movimento e à força.

É importante lembrar que cada pessoa é única, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar da mesma maneira para outra. Portanto, o Olga realiza projetos como esse, que visam promover a consciência corporal para pessoas com deficiência que devem ser adaptáveis e sensíveis às necessidades individuais.