Mostra também conta com a arte produzida por participantes de projeto desenvolvido pelo Instituto Olga Kos

 A exposição com as obras do artista plástico Marcelo Grassmann, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, irá acontecer entre os dias 03 e 13 de dezembro. O artista foi um dos desenhistas brasileiros mais premiados da história da arte moderna.

A mostra conta ainda com trabalhos desenvolvidos por crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, e outras que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que participam das oficinas de arte do projeto “Pintou a Síndrome do Respeito”, do Instituto Olga Kos. No projeto, artistas renomados compartilham suas técnicas com as pessoas atendidas por este programa. Quem participou das oficinas, foi a viúva do artista, Zizi Grassmann.

As instituições que participaram deste módulo da oficina foram: A Alternativa, CEU Cidade Dutra e Instituição Beneficente Nosso Lar.

No dia 10 de dezembro, será realizado o lançamento do livro “Matéria dos Sonhos”, editado pelo crítico de arte Jacob Klintowitz, sobre vida e obra de Marcelo Grassmann.  A publicação foi realizada por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, Lei de Incentivo que deduz do IR da empresa patrocinadora o valor do investimento.

O livro é o 18º do projeto “Resgatando Cultura” do Instituto Olga Kos, que edita livros sobre arte brasileira.  Já fizeram parte do projeto artistas como Cláudio Tozzi, Ivald Granato, Gustavo Rosa (1946-2013), Inos Corradin, Mário Gruber, Guto Lacaz, entre outros.

Serviço:

Exposição Marcelo Grassmann

Data: 03 a 13 de dezembro, das 10 às 22h

Local: Cinemateca Brasileira

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

Entrada Gratuita

 

Lançamento do livro:

Data: 10 de dezembro, das 19 às 22h

Local: Cinemateca Brasileira

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

Entrada Gratuita