A utilização e exploração dos espaços por todos os cidadãos paulistanos de maneira inclusiva. Essa foi a essência do ‘Cidade Inclusiva’, mais um projeto de cultura desenvolvido pelo Instituto Olga Kos (IOK). Em dois anos, os beneficiários com deficiência ou em situação de vulnerabilidade visitaram pontos históricos, espaços culturais e artísticos, públicos e privados que apresentam manifestações artísticas que abordam a história e a cultura da cidade de São Paulo e do Brasil.

Para concluir com chave de ouro, o departamento de artes do IOK fará uma mostra que contará com os registros e produções artísticas dos participantes para compartilhar os resultados com os familiares, comunidade e sociedade. Os trabalhos estarão expostos no Centro Cultural Santo Amaro, zona sul de São Paulo, mesmo local que abriga a Biblioteca Prestes Maia, o Teatro Leopoldo Fróes e um espaço de exposição.

A abertura da exposição terá início no dia 14 de junho, somente para convidados e autoridades.  No dia seguinte, será aberta para todo o público até o dia 28. 

“O projeto trouxe a oportunidade de um novo olhar para si e para a cidade. A cultura é uma importante ferramenta de inclusão e precisa ser acessível para todos”, comenta Silvia Liz, coordenadora do departamento de artes do instituto. 

Ping Pong

A curadora da exposição Francine Fernandes conta mais da exposição. Confira.

1) Conte um pouco mais desse projeto. Suas impressões, a aceitação do público, etc...

O projeto como um todo foi um grande desafio. Começamos durante a pandemia e tivemos que adaptar todas as atividades para o formato online.

Com o passar das semanas, a adesão e participação nestas atividades cresceram. Chegou então o momento do retorno presencial parcial às instituições parceiras, 13 no total, respeitando as determinações de cada uma envolvidas no projeto, observando e seguindo todos os protocolos de segurança.  Por último, o desafio das saídas pela cidade, num momento também de reabertura parcial dos espaços, com muitas restrições. Os responsáveis tinham medo deste retorno ou das saídas, pois a vacinação havia apenas começado. 

As oficinas de artes visuais trouxeram mais do que ensinamentos sobre conceitos e técnicas de arte. Além de desenvolver a expressão e criatividade, desenvolveram também nos participantes um olhar para si, como indivíduo e cidadão, e ampliaram o olhar para a cidade, para a região em que moram, e a complexidade da mobilidade na maior cidade do país. 

Com o avanço da vacinação, o controle e estabilização dos casos, as saídas foram alcançando distâncias maiores e maior adesão também dos participantes. 

Nos 12 meses de projeto após a reabertura, foi possível notar o desenvolvimento da autonomia e da comunicação e expressão dos participantes, em situções simples do cotidiano, seja durante as oficinas ou nas saídas pela cidade, por exemplo, na exposição na Oca, localizada no Parque do Ibirapuera. Foi muito bacana.

2) Quantas pessoas ao todo participaram desse projeto e o que mais chamou sua atenção?

Participaram 320 beneficários de 13 instituições espalhadas pela cidade. Muitas pessoas, incluindo os responsáveis, nunca tinham ido a alguns lugares conhecidos da cidade, por exemplo museus como o MASP ou a Pinacoteca do Estado, ou a própria Avenida Paulista. Alguns responsáveis também desconheciam a gratuidade ou direito a 50% do valor na entrada para pessoas com deficiência e um acompanhante, inclusive de museus e espaços culturais que não tem valor popular.

Visita Guiada com Eduardo Kobra

Ainda em continuidade ao projeto ‘Cidade Inclusiva’, em 5 de junho, o artista e muralista Eduardo Kobra realizou uma visita guiada com beneficários do IOK, pela Avenida Pauilista, em São Paulo. Na ocasião, o artista apresentou suas 30 pinturas que estão espalhadas por toda via e contou em detalhes as histórias por traz de cada trabalho.

Serviço

Exposição: Proxima Estação – Cidade Inclusiva 

Data: 14/06 – abertura para convidados e autoridades

De 15 a 28/06 – abertura para o público

Horário: De terça a domingo – das 10h às 22h.

Endereço: Avenida João Dias, nº822, Santo Amaro