O projeto “Cenas da Cidade” tem por objetivo promover a inclusão por meio de oficinas de teatro, garantir acesso à rede de serviços dentro de seus territórios e ainda promover a visitação a espaços culturais. Nele, os beneficiários com deficiência podem “se ver” em cena e ver o outro, seu grupo e sua sociedade. Assim como se colocar no mundo, a fim de expressar opiniões e se posicionar compondo, a partir do teatro, um espaço social.

Ao final do projeto, como demonstração pública dos resultados obtidos no âmbito das oficinas, será realizada uma mostra de teatro elaborada e executada pelos participantes.

“Nossos projetos são construídos a partir de um desenvolvimento, que leva em consideração a influência social e as características individuais/percepção de cada participante para se chegar ao conceito norteador do processo artístico. E, para além do conhecimento de si e do outro, do concreto, pretende, com o exercício teatral estimular e a ampliar as capacidades funcionais em pessoas com deficiência, na medida em que trabalha aspectos físicos, psíquicos e sociais” destaca Silvia Liz, coordenadora de Artes do Instituto Olga Kos.