Ensaio faz parte do calendário anual do Instituto, que promove a inclusão cultural por meio da arte e do esporte.

A jornalista Carla Vilhena, da TV Globo, posou nesta quarta-feira (17) para o calendário do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos para cerca de 3.500 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, principalmente Síndrome de Down, na cidade de São Paulo. 

Durante a sessão de fotos ao lado de Nickolas Alves Linguiti, de 10 anos, participante das oficinas de arte do IOK, ela falou sobre igualdade e citou a metáfora de dois meninos — um alto e um baixo — que usavam caixotes de tamanhos diferentes para enxergar, por cima de um muro, uma partida de futebol. “Isso, para mim, é igualdade. Igualdade é dar condições para que todos cheguem à reta final”, disse Carla. A jornalista também descreveu o que é paz (tema do calendário deste ano), para ela: “Paz social você conquista com igualdade, com direitos respeitados e com harmonia entre as pessoas”, afirmou. “E é isso que tento fazer em casa, com os meus três filhos, e no meu trabalho. Procuro propagar esse discurso, e contribuir, assim, com uma sociedade pacífica, uma vez que a paz também pode ser quebrada por discursos de ódio”. 

Essa será a quarta edição do Calendário Inclusivo da entidade. A versão de 2016 contou a participação de  ídolos do esporte brasileiro, em referência aos Jogos Olímpicos que serão disputados no Rio de Janeiro, como o astro do basquete Oscar Schmidt, a levantadora Fofão, do vôlei e o nadador Gustavo Borges.