O Instituto Olga Kos de Inclusão promove oficinas de futsal do projeto “Time Nota 10” para crianças e jovens com mais de 7 anos, com e sem deficiência, e/ou situação de vulnerabilidade social. Eles são divididos em quatro turmas, cada uma com 20 participantes, totalizando 80 beneficiados.

As oficinas têm a duração de 11 meses e a assistente de coordenação, Juliana Arruda, já percebe grandes avanços. “Cada participante teve sua evolução, uns mais outros menos, mas ao final todos conseguem aproveitar cada momento da oficina”, pontuou ela.



Durante as atividades, é utilizado uma metodologia que busca entender como lidar com cada participante e como planejar cada oficina. É importante ressaltar que o futsal não é apenas chutar uma bola, mas  também trabalhar a parte cognitiva, afetiva e motora de cada um.

Projetos como esse ajudam no crescimento pessoal e social desse grupo de pessoas, onde é ensinado sobre a convivência com os iguais e potencializar uma sociedade mais igualitária e inclusiva.

Sobre o Olga

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência.

Além disso, parte das vagas de nossos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas. Desta forma, pretende-se possibilitar uma maior interação entre pessoas com e sem deficiência.